Notícias

#Saúde | 05 DE ABRIL DE 2018

I FÓRUM DE CONSELHEIROS DE SAÚDE DA IBIAPABA

Nesta quarta feira 04 de Abril o município de Croatá sediou o I Fórum Regional de Conselheiros Municipais de Saúde. O evento é uma realização do Conselho Estadual de Saúde (CESAU) por meio da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde de Tianguá e da mesa Coordenadora regional.

A Prefeitura de Croatá, através da Secretaria de Saúde, apoiou a realização do encontro, no Espaço Cultural de Croatá.
Representantes dos municípios que formam a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES), Tianguá, Viçosa do Ceará e Carnaubal participaram do evento, que foi aberto pelo prefeito, Thomaz Aragão e contou ainda com as presenças da Secretária Municipal de Saúde Lidiane Gomes, da Presidente do Conselho de Saúde Clemilcia Maria, do Vereador e Presidente da Câmara Claudiomiro Holanda e do representante do CESAU Paulo César.

O gestor ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), remetendo a questão da saúde, na atualidade, à Constituição cidadã de 1988, que garantiu profundas mudanças à população brasileira. “O SUS é de todos nós, temos que lutar por ele. Estou aqui porque acredito”, disse.

O prefeito Thomaz Aragão falou sobre a importância da participação efetiva do conselho na fiscalização e acompanhamento das politicas publicas de saúde.

A Enfermeira Irlanda Pontes, ministrou palestra com o tema “A nova politica da Atenção Básica- PNAB” e falou sobre a importância do conselheiro conhecer essa politica e o que mudou.

O Conselheiro do CESAU Paulo César falou o papel do conselho falou sob “A grande importância do Fórum está na capacitação, na discussão e na troca de experiências entre os profissionais de saúde da região”, observou.

Para o representante do Conselho Estadual de Saúde do Estado do Ceará, Paulo Cesar, os fóruns têm mobilizado a participação da população e reunido os conselheiros da região para a troca de ideias e conhecimentos.

"A importância desse Fórum recai sobre a efetivação de um espaço de formação e participação social para os Conselheiros da Região da Ibiapaba, onde poderão se apropriar das políticas públicas de saúde que estão acontecendo nesse território, além de contribuir para o acompanhamento e monitoramento das pactuações realizadas e das que estão sendo construídas”.

Esse é o primeiro encontro de uma série de três, que estão programados para a Região da Ibiapaba; Tianguá, Viçosa do Ceará, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte e Croatá. “O intuito é promover a interação dos Conselhos Municipais de Saúde e cada tema debatido tem olhar voltado ao controle social, afinal esse é o objetivo maior, capacitar o conselheiro de saúde a ter um olhar crítico, a entender da importância do seu trabalho efetivo e fazer o controle social de qualidade para defesa e fortalecimento do SUS” com o objetivo de manter articulação e informação entre si e a sociedade em geral, com a finalidade de promover o pleno exercício do controle social sobre as políticas públicas, implementadas no âmbito dos municípios da Região correspondente.

 

Deixe seu comentário








NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Saúde | 19 DE FEVEREIRO DE 2018

Mais um grande avanço para a saúde de Croatá, o município acaba de receber a nova UTI móvel que passa a fazer parte da frota do hospital municipal. A aquisição do veículo foi uma conquista do Prefeito Thomaz Aragão em parceria com o Depu [...]

#Saúde | 02 DE FEVEREIRO DE 2018

Uma vez que este mês foi escolhido como o Mês de Combate Mundial à Leucemia.

Prefeitura Municipal de Croatá

LOCALIZAÇÃO

 RUA MANOEL BRAGA, nº 573 Centro

 (88)3659-1164

 pmcroata@gmail.com

REDES SOCIAIS